
"Sofrimento é o afastamento de um segundo da tua vida na minha vida."
( Desconheço o autor )
Meu amor, refugiu-me aqui para te falar . Porque o amor tantas vezes se refugia nas palavras . E o nosso , especialmente o nosso , tem tido sempre o seu lugar de paz e de verdade nas palavras ditas e escritas .
Por isso , venho até aqui como tantas outras vezes . Enquanto lá fora a noite se fecha numa chuva tempestuosa , procuro o meu refugio, o meu lugar secreto , procuro-te com carinho , com um sorriso quieto e sem voz .
Ouves-me , meu Amor ? Procuras-me também ? Inúteis perguntas , porque a verdade nunca faltou entre nós . E entre nós , sempre soubemos tudo o que sentimos , onde estamos e o quanto amamos neste caminho tortuoso , mas onde os nossos passos têm sido firmes e sempre em direcção um ao outro .
Tenho descrito muita da nossa história aqui . Alguns factos e acima de tudo sentimentos. Mostrei quase a medo , uma relação talvez socialmente condenável e esperei criticas . É fácil julgar , apontar o dedo , generalizar, dizer que tu e eu somos errados . Também seria fácil dizer : " Coitada , está a iludir-se e ele a aproveitar " . Ninguém o disse , talvez o tenham pensado .
Mas quem deixou as suas palavras , acreditou no nosso amor maior que todas as impossibilidades e em silêncio sempre me senti grata a essas pessoas . Hoje não silencio e agradeço-lhes . Também tu reconheceste muitas vezes a sensibilidade de quem comenta por isso , julgo que o agradecimento a elas é teu e meu .
Cada caso é um caso . Frase banal , mas pura verdade . Nada entre nós foi vulgar . A maneira como nos conhecemos e apaixonamos foi talvez uma imposição do destino. Quantos caminhos a nossa solidão percorreu para chegarmos a Nós ? Quantas vezes a nossa fé foi abalada e nos questionamos ?
Talvez seja fácil pensar que uma história entre um homem casado e outra mulher é vulgar e tem sempre fins pouco românticos . Talvez seja fácil apontar o dedo . Eu também já o fiz tantas vezes , porque não admiti-lo ?
Hoje entendo melhor e apesar de continuar a achar que muitas dessas histórias têm motivações muito distantes do amor , sei que existem outras diferentes , feitas de algo mais fundo do que pode explicar a razão .
Nós somos diferentes . Nós encontramos a surpresa de amar acima de tudo e todos . Mas é mais do que isso . O nosso encontro fez-se de uma comunhão de almas .
Lutei contra este sentimento ? Acho que não . Acho que o deixei crescer porque dentro de mim , nada podia ser mais certo que amar-te . Não podia escolher viver numa guerra contra mim própria , meu Amor .
Eu apaixonei-me antes de te olhar , tal como tu . Quem acreditará nisto ? Na pureza de um amor que nasce de palavras , sem qualquer referência física ? Talvez apenas nós , que nos procurávamos . Quando li : " Perdoa-me , meu Amor , acho que te amo ... " o meu coração parou e tudo o que fui e sou nesta vida passou a fazer sentido . E eu já te amava tanto .
Somos diferentes . O carácter do nosso amor é diferente . Existe um fim desejado , anunciado talvez a medo , mas firme . Não sei como se concretizará ou se será concretizado algum dia . Sei que o desejas tanto quanto eu e se te fosse dada opção , estarias hoje mesmo comigo e para sempre .
Sei que o nosso amor é improvável para os descrentes, para os maldosos , para gente vulgar . Mas é um milagre tão raro conhecer outra pessoa como a nós próprios e poder amá-la cada dia mais . É um milagre sentir que alguém nos completa tanto que se o perdermos , a vida perde-se e nunca mais será vida .
Mas tu falas em esperança e eu contraponho com a realidade . Pedes para viver um dia de cada vez e eu sei que tens razão . Mas o que a minha voz te diz é que todos os dias são difíceis longe de ti . Ainda assim, temos sido correctos , meu Amor . Pode parecer estranho perante os outros dizê-lo , mas temos respeitado a tua vida , quem vive ao teu lado . Não posso considerar que traímos algo que já não existia .
Um casamento acabado pode parecer " conversa de homem casado ". Mas no teu caso , sei da verdade nunca omitida . Sei da vida que tiveste , sei do amor que merecias e sentes que não tiveste . E no entanto, sei que amas essa mulher com um amor que só podia vir de ti , feito de amizade , de respeito e até de pena, por mais cruel que possa parecer . Mas sei que esse casamento existe apenas numa aparência socialmente correcta e num acto teu generoso e altruísta, empenhando a tua própria felicidade ( e a minha , infelizmente ) . Sei que comigo deixaste o teu coração, a tua alma e o teu corpo tão amado . Não poderia aceitar o contrário , porque isso sim , far-me-ia sentir indigna e destruidora da vida de alguém.
Sei que vives comigo . Que o teu casamento é o nosso , pela lei do Amor . Não estou enganada ao dizê-lo porque o nosso compromisso é esse mesmo . Voluntário , fiel e seguro .
Mas ainda assim , restam dúvidas . Estarei eu a destruir alguém ao permitir-me amar-te ?
Nunca sonhei com uma situação destas . Vivo-a porque não posso viver longe de ti . Dói-me o meu sofrimento , mas dói-me o teu também .
Não sei ser amante e viver bem com isso . Quantas vezes disseste que sou a tua mulher e me silenciei ? Muitas, meu Amor . Porque quero ser , mas não assim .
Quantas emoções vivi ao teu lado pela primeira vez ? Com a certeza plena de ser amada muito mais do que alguma vez fui . Amada por um homem que nunca sairá do meu lado , aconteça o que acontecer . Eu nunca duvidei , porque só nós sabemos da profundidade e inevitabilidade do nosso amor.
Hoje exponho-nos aqui porque desejo que ninguém te aponte e diga que estás num lugar confortável , fácil . Nessa estrada que segues , e que por vezes te afasta dos nossos sonhos , não há felicidade . Por isso , te dou a minha mão e te trago para os meus braços com infinita ternura . Onde és amado , muito amado ... Um dia , talvez findem as despedidas e possas ficar .
Até já, meu Amor ...